segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Exposição de Trabalhos 2013 - Quilombo de Palmares


Exposição de Maquetes do Quilombo de Palmares - 2013















Agradecimentos ao aluno Luiz Octavio por ajudar a explicar os trabalhos!!!

Quilombo de Palmares
O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos da História do Brasil, localizado na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga, se estendia da Zona da Mata de Alagoas a Pernambuco.
Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco, indígenas, brancos pobres livres e outros perseguidos pelo sistema colonial. Palmares chegou a tem cerca de 30 mil habitantes.
O Quilombo dos Palmares era composto por vários mocambos (núcleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi.
Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão e de liberdade, pois em Palmares viviam em liberdade plena, podendo manifestar suas crenças, usar seus idiomas originais e praticar sua cultura.  Os quilombolas viviam basicamente da agricultura de subsistência, da pesca e caça, praticavam o artesanato com cerâmica, tecido palha e até metais.
Ganga Zumba e Zumbi foram os líderes mais conhecidos deste quilombo.
Sob liderança de Zumbi os quilombolas organizaram a resistência contra os escravagistas, chegando a invadir fazendas para libertar negros ainda escravos. 
Considerando uma ameaça ao Sistema Colonial, Palmares foi atacado diversas vezes por expedições bandeirantes contratadas pelo governo de Pernambuco.
O Quilombo de Palmares foi destruído em 1695, após a investida militar do bandeirante Domingos Jorge Velho, que se utilizou para tal fim, de 6 canhões e 9 mil soldados.. Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro dia da morte de Zumbi) é marcado pela luta contra o preconceito racial e a reflexão sobre o papel e a importância da raça negra e sua cultura para a sociedade brasileira.

1 comentários: