E. E. Professor Jorge
Nino Soares
Projeto – Educação Sexual
Sequencia Didática - História e
Ciências
Tema: Histórias de Vida -
mundos possíveis
Objetivos
O jogo “EM SEU LUGAR” possibilita aos
participantes colocarem-se no lugar de um/a adolescente, vivenciando uma
determinada situação problematizadora, tomando decisões e, principalmente,
identificando os obstáculos e dificuldades enfrentados por jovens, da mesma faixa
etária, no que diz respeito a sua sexualidade e saúde reprodutiva e emocional.
Deve-se considerar aqui, que o jogo “Em seu
lugar” é uma importante ferramenta para o aprendizado e a capacidade de
reconhecer ou compreender as emoções de outra pessoa, se colocando no lugar
delas. O jogo possibilita que os participantes desenvolvam a percepção sobre
suas duvidas, emoções e receios sobre seu próprio imaginário em relação a
sexualidade e saúde reprodutiva e emocional, além de esclarecer
sobre os direitos sexuais e
reprodutivos.
Deve-se considerar também que, o jogo “Em seu
lugar”, proporciona um meio problematizador e desafiador para o aluno,
principalmente, no que compete a interpretação das situações propostas, por
meio da leitura e análise das situações propostas, e consequentemente, a tomada
de decisões que acarretarão ao encaminhamento a novas situações, estas que
deverão ser interpretadas através e uma leitura e análise e posterior tomada de
nova decisão.
Por fim, podemos elencar a necessidade dos
alunos terem que construir através de um texto dissertativo uma sequencia final
alternativa a situação que acabaram de vivenciar, propondo intervenções para o
problema. Sendo assim, o desenrolar do jogo propicia um ótimo instrumento para
o desenvolvimento da leitura, da escrita, da argumentação e tomada de decisão
por parte dos participantes.
Conteúdos
Jogo
“Em seu lugar”.
Composto
por seis histórias diferentes, o jogo “Em seu lugar”, trás as histórias
fictícias de:
* Beto,
um jovem de 17 anos que quer participar do pré-natal de sua namorada e enfrenta
dificuldades;
*Léo,
um jovem de 16 anos que vive com HIV desde que nasceu;
*Mariana,
garota de 17 anos que vive situações Bullyng na escola;
*Priscila,
jovem de 13 anos que se envolve com um homem muito mais velho;
*Rafaela,
uma jovem de 16 anos que descobre que esta grávida;
*Tiago,
um jovem de 15 anos que esta em duvida da sua orientação sexual;
Cada
história é composta por uma série de cartões, entre eles, o cartão de
apresentação dos personagens, as situações problemas e cartões com as demais
possibilidades de continuação do jogo
Público alvo
Alunos
das 8ª séries A e B do Ensino Fundamental da Escola Professor Jorge Nino Soares.
Tempos estimado
Serão necessários 8 aulas, sendo:
4 aulas
– Apresentação e aplicação do jogo “Em seu lugar” e socialização das histórias.
2 aulas
– Roda de conversa e discussão sobre as situação vividas.
2 aulas
– produção de texto dissertativo (produto final).
Material necessário
Jogo
“Em seu lugar”, canetas, folhas de sulfite, giz e lousa.
Desenvolvimento
Aula 1ª á 4ª
1 etapa - Apresentação do jogo “Em seu Lugar” aos alunos
e construção de contrato de convivência (combinados).
2 etapa – Os alunos serão divididos em grupos
e ocorrerá o sorteio das histórias.
3 etapa – Cada grupo receberá a o cartão da
apresentação do adolescente de qual apreciarão a história de vida. Após leitura
deverão pagar o cartão com a situação #1, a partir daí devem se colocar na
situação do adolescente. Quando terminarem a segunda leitura, deverão pegar o
cartão que consta o passo que escolheram seguir na história e assim
sucessivamente.
4 etapa – Os grupos que chegarem no cartão em
que a história termina deverão construir um final alternativo para a história
que acabaram de vivenciar e anotar numa folha de sulfite.
5 etapa – Após todos grupos terminarem, cada grupo
deve socializar suas histórias, realizando uma breve apresentação da situação
vivida e relatar o final que deram a história vivenciada.
5ª e 6ª aula
6 etapa – Os
alunos serão organizados em uma roda e cada situação vivenciada será
discutida. Os alunos poderão levantar questionamento e dúvidas, apresentar outras
situações que podem conhecer e contribuir para o desenvolvimento do debate.
7ª e 8ª aula
7 etapa – Individualmente os alunos
produzirão um texto dissertando sobre o situação que vivenciaram e propondo uma
solução.
Avaliação
Os
alunos serão avaliados de três formas: através da participação no
desenvolvimento do jogo e socialização das histórias; através da interação e
participação no debate; e por meio da produção textual.
Produto Final
Texto
dissertativo
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